quinta-feira, 31 de julho de 2014

Um lugar no coração

Um lugar no coração – Maria (Nilza) de Campos Lepre.

Ao pisar pela primeira vez neste chão, eu era uma adolescente triste e assustada.
Havia acabado de deixar tudo que conhecera de bom em meus poucos anos de existência. Ao longe ficaram meus amigos, escola, pontos de referência e tudo mais que sempre havia me feito ser uma menina feliz.
Em minha cabeça parecia escutar as vozes de minhas amigas gritando:
- Você não vai gostar. O povo daquela cidade é orgulhoso. Não gosta de estrangeiros. Você vai ficar sozinha sem amigos. Eles não aceitam quem não tenha nascido ali.
Era assim que as outras cidades vizinhas viam o povo de Araraquara. Orgulhoso e elitista.
Apavorada, parti para meu primeiro dia de aula. Entrei para o pátio e fiquei em um canto sem procurar fazer amizade com ninguém. Meu coração estava tremendo de medo, meus olhos a qualquer momento começariam a verter lágrimas sem eu mesmo saber o motivo.
Neste momento uma das alunas se aproximou de mim e se apresentou:
- Eu me chamo Reine e você quem é? De onde vem?
- Eu vim de Ibitinga e me chamo Maria Nilza.
Meu coração começou a se aquietar. Aos poucos outras meninas foram se aproximando e acabei me incorporando ao ciclo de amizade delas.
Aprendi que não se pode ter um pré-julgamento de ninguém e nem de nada nesta vida.
A partir deste primeiro dia, comecei a me apaixonar por esta terra que é conhecida como a morada do sol, mas para mim ela é na verdade a morada dos Deuses. Não há neste mundo cidade que eu ame mais do que esta. Ela me acolheu de braços abertos. Foi aqui que finquei minhas raízes, onde encontrei meu amor, onde meus filhos nasceram e cresceram.
Viajei pelos quatro cantos do Brasil e do mundo, mas não há lugar melhor que este. ARARAQUARA: com suas Árvores, Parques, Jardins, Alamedas, Bibliotecas, e Teatros, conquistaram para sempre meu coração. Ha muitos anos se dedica á cultura, e as artes. Talvez tenha sido esta a razão de a terem tachado de orgulhosa e elitista.
As outras cidades com certeza tinham era inveja de seu sucesso e de seus artistas.

ARARAQUARA: hoje faço perante todo teu povo a minha declaração de amor. Mesmo não tendo nascida aqui. Sou araraquarense de coração e alma. TE AMO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário