domingo, 9 de fevereiro de 2014

As cores da vida

As cores da vida
Hoje durante uma de minhas famosas noites de insônia, fiquei a pensar em tudo que vivi durante esta minha longa caminhada.
Depois de muita análise, cheguei a uma conclusão. Nossas vidas são regidas por cores.
Azul - Quando estamos felizes, enxergamos tudo envolto em uma nuvem azul brilhante. O mundo se torna afável, e tudo que nos rodeia se transforma em cenário maravilhoso.  As flores apresentam cores tão vibrantes que chegam a ofuscar nossa visão. O céu, mesmo que coberto de nuvens de chuva mostra- nos uma visão do paraíso.
Verde – Quando estamos em contacto direto com a natureza, tudo se veste de verde, e sem percebermos nos transformamos em parte dela. A sensação é maravilhosa. Uma paz invade nossa alma e ali se instala. Sentia muito esta sensação quando ia à pesca com meu marido nas águas do Pantanal Mato-grossense.
Amarelo – Quando o dia esta ensolarado e estamos de bem com a vida, tudo se transforma. O amarelo do sol nos envolve e aquece nosso corpo e nosso espírito. O dourado do dia nos leva a procurar por praias, piscinas ou mesmo o nosso próprio quintal para aproveitá-lo melhor. Mas, quando estamos em dias ruins ele se transforma em nosso martírio. Praguejamos contra as altas temperaturas, contra a luminosidade do sol. Enfim nada nos parece agradável.
Cinza – Esta cor nos envolve quando estamos deprimidos, ou passando por alguns problemas que nos parecem sem solução. Olhamos a nossa volta em busca de outras cores, mas ela insiste em permanecer por ali. É muito difícil se livrar dela.
Vermelho - Esta é cor que menos aprecio, pois aparece em nossas vidas quando nos deixamos ser tomados pelo ódio, rancor e desejos de vingança. Graças a Deus foram bem poucas as vezes que ela fez parte de mim. Quando percebo que ela esta se achegando uso uma estratégia bem simples. Começo a escrever ouvindo musica clássica. Acalma e faz a gente refletir sobre a causa do mal estar. Geralmente o mal se afasta e consigo refletir sobre os acontecimentos sem paixão.
Preto – Está sempre presente quando perdemos um ente querido. Alguém da família, algum amigo ou conhecido. Aparece como nuvem sobre nossas cabeças quando descobrimos que alguém muito amado esta com uma doença incurável, e nada poderemos fazer para que ela não parta para outro mundo.
Branco – Ela impera em nossas vidas, quando os dias correm normalmente sem nada que perturbe a nossa existente. É a cor que simboliza a PAZ.
Vejam só o que uma noite de insônia faz com a gente. Traz a cabeça pensamentos jamais sonhados.
Acabo de escrever um monte de besteirol. Desculpem-me.

Maria (Nilza) de Campos Lepre – 22/11/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário